Título: Madeira vai ter concorrência, afirma Coutinho
Autor: Farid, Jacqueline
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/10/2008, Economia, p. B6

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, disse ter ¿certeza¿ que o leilão de linhas de transmissão do Rio Madeira, marcado para o próximo dia 26 de novembro, terá ¿firme concorrência¿. Ele disse: ¿afirmo isso com tranqüilidade, já que o BNDES é o principal financiador e somos consultados. Haverá concorrência.¿

O leilão estava inicialmente marcado para ocorrer no dia 31 de outubro, mas o governo optou pelo adiamento por causa das preocupações com os efeitos da crise financeira mundial sobre o interesse dos investidores. A decisão teria atendido ao pleito de empresas interessadas no leilão e que teriam solicitado uma nova data diante das turbulências no mercado.

As linhas que serão leiloadas deverão integrar o Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira, em Rondônia, ao Sistema Interligado Nacional. Segundo o Ministério de Minas e Energia, a alteração da data do leilão não irá comprometer o calendário das obras dos empreendimentos, cuja conclusão está prevista para 2012.

Coutinho apresentou dados que mostram a perspectiva de expansão de investimentos no País no período de 2008 a 2011. Ele admitiu que essas projeções ¿poderão sofrer um pouquinho¿ com a crise mas disse acreditar que ¿a pujança é tão forte que deverá assegurar o crescimento.¿

Os números apontam, de 2008 a 2011, em relação ao período de 2004 a 2007, aumento de 18% ao ano nos investimentos dos setores de indústria e serviços; de 13,2% ao ano em infra-estrutura e de 10,6% ao ano em construção residencial.