Título: Crise descola empresa de suas ações
Autor: Lacerda, Ana Paula; Pamplona, Nicola
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/11/2008, Economia, p. B6
Uma das conseqüências da crise econômica foi um descolamento do mercado financeiro do mercado real: um terço das ações da Bovespa está sendo negociado abaixo de seu valor patrimonial, na esteira da turbulência que derrubou o preço das ações nas últimas seis semanas. Durante a semana, dos 66 papéis que compõem o Ibovespa, 22 estavam cotados abaixo do valor patrimonial por ação (VPA). Isso quer dizer que, na bolsa, a empresa valia menos que a soma de todos os seus ativos reais. Antes da concordata do Lehman Brothers nos EUA, em 12 de setembro, apenas 6 ações do Ibovespa estavam cotadas abaixo de seu valor real.
Na bolsa, há vários exemplos de empresas que estão com o valor de mercado ilógico. Dessa forma, abaixo é apresentado um quadro de como está esse movimento, e essas informações não devem consideradas como recomendação de compra ou venda de ações.
A empresa mais castigada por essa diferença, atualmente, é a Eletrobrás. As ações estavam cotadas na sexta-feira a R$ 26,25, valor quase três vezes menor que o VPA de R$ 72,25.
Os analistas afirmam que, por causa do pânico, a cotação atual das empresas não é racional. ¿O desempenho em bolsas não corresponde às perspectivas de negócios das companhias¿, diz a analista Paula Kovarsky, da Itaú Corretora.
Apesar da queda na Bovespa, do câmbio e da crise, várias empresas continuam apresentando resultados positivos em seus balanços. A Weg, fabricante de peças e equipamentos, perdeu mais de R$ 3 bilhões em valor de mercado na Bovespa desde o início do semestre. Porém, os resultados do terceiro trimestre foram positivos: a receita operacional líquida atingiu R$ 1,2 bilhão, um crescimento de 22% sobre o mesmo período de 2007 e de 11,6% sobre o trimestre anterior.
¿A desvalorização cambial é, dentro de certos limites, fundamentalmente positiva para a Weg, pois temos grande presença internacional por meio de exportações¿, disse o diretor de RI da Weg, Alidor Luereds, em comunicado aos investidores.
A EDP Energias do Brasil também deve anunciar, nos próximos dias, resultados positivos. A empresa teve aumento no volume da energia vendida e distribuída no terceiro trimestre. O volume de energia vendida nesse período cresceu 10,7% - conseqüência da expansão da empresa, principalmente em áreas rurais.
Empresas sem dívida em dólar, com dinheiro em caixa e que não negociaram com derivativos - essas são as características principais das ¿ilesas¿.
Outra empresa que vem sofrendo com a fuga de capitais das bolsas, mesmo com cenário positivo para os negócios, é a Lupatech, fabricante de equipamentos para o setor de petróleo. As ações da empresa valem hoje menos do que valiam na época do lançamento dos papéis, em 2007, e, na opinião do diretor de relações com investidores da companhia, Thiago Alonso de Oliveira, vêm sendo punidas por desconhecimento dos investidores.
A empresa comemora um crescimento de 136% na carteira de encomendas neste último ano e deve fechar o terceiro trimestre com receita 135,5% maior do que a do mesmo período do ano anterior, segundo cálculos da Itaú Corretora. Mas seu valor de mercado caiu 68,6% entre o início de agosto e o dia 30 de novembro. ¿As ações estão valendo 15% a 20% a menos do que na época do IPO, embora a empresa seja hoje quatro vezes maior¿, aponta Oliveira.
Paula Kovarsky, da Itaú Corretora, lembra que a Petrobrás, principal cliente da Lupatech, tem uma enorme carteira de projetos. ¿Ela vai precisar encomendar equipamentos nos próximos anos, o que garante o fechamento de negócios.¿
¿Estamos no nosso melhor momento¿, diz o diretor da companhia, que divulga resultados do terceiro trimestre no dia 7 de novembro - segundo projeções do Itaú, deve reverter um prejuízo de R$ 16 milhões para lucro de R$ 18 milhões. Oliveira acredita que a queda das ações seja fruto da queda do preço do petróleo, do endividamento em dólar da empresa e do fato de estar sediada em mercado emergente.
Para ele, no entanto, todas as premissas acima estão erradas. ¿As empresas de petróleo planejam seus investimentos com preços de longo prazo¿, argumenta. E, no longo prazo, diz, os preços tendem a subir de novo, mesmo em ritmo mais lento. Já a dívida em moeda estrangeira, afirma, chega a US$ 275 milhões, mas em bônus perpétuos, que não têm prazo de resgate. Com relação ao fato de ser sediada em mercado emergente, Oliveira acredita que são esses mercados que sofrerão menos com a crise.
O executivo não crê que a queda das ações tenha grande impacto nos negócios neste momento, uma vez que a empresa não planeja ir ao mercado captar recursos. ¿Estamos finalizando um grande plano de investimentos em ampliação de unidades fabris que nos coloca com capacidade para cumprir futuros desafios¿, conta.
Investimento em fábricas também foi a estratégia da Fertilizantes Heringer para driblar a crise. ¿Aumentando nossa produção interna de matérias-primas, diminuímos a dependência de importações e reduzimos os gastos atrelados ao câmbio¿, diz o presidente da empresa, Dalton Heringer. Nos últimos anos, em que o mercado de fertilizantes brasileiro cresceu a taxas de 7%, a Heringer manteve o crescimento acima de 15%.
A empresa inaugurou ontem, em Paranaguá (PR), uma unidade de produção de ácido sulfúrico e fosfato , que recebeu investimentos de R$ 140 milhões. A unidade deve atender a 50% da demanda atual de matérias-primas da Heringer.
Há duas semanas, enquanto os mercados internacionais e a Bovespa derretiam, a administradora de cartões CSU CardSystem anunciava emissão recorde de cartões no ano. Foram 4,2 milhões em 9 meses, fazendo a receita da empresa no terceiro trimestre chegar a R$ 55,4 milhões, 32% acima do valor do ano passado.
¿Em um cenário de crise, especialmente de uma crise onde o consumidor tem dificuldade de conseguir crédito, usar o cartão é a saída mais fácil¿, diz o diretor-executivo da empresa, Wanderval Alencar.
A fabricante de cartões de banco e documentos de identidade American Banknote (ABnote) também anunciou na quinta-feira resultados positivos. O lucro líquido de R$ 23,3 milhões no trimestre apontou crescimento de 25,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. No ano, a receita já subiu 46,5%, melhor desempenho dos 15 anos de existência da companhia. Mesmo assim, seu valor de mercado caiu 36% desde o início de agosto.
Na opinião de analistas, o pânico dos investidores não tem razão de ser. ¿Mesmo que a crise econômica enxugue o crédito, ninguém vai deixar de andar com cartão por causa disso¿, comenta a analista de telecomunicações Beatriz Battelli, da Brascan Corretora.