Título: Técnicos da Opas vêm ao Brasil avaliar políticas públicas de combate à doença
Autor: Formenti, Lígia
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/11/2008, Vida &, p. A18

Uma missão composta por 12 técnicos da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) chega ao Brasil no domingo para avaliar o desempenho dos programas de combate à dengue no País. No roteiro dos especialistas estão cidades como Rio, Salvador, Manaus, Belo Horizonte, Belém e São Paulo.

Os esforços públicos realizados para deter o avanço da doença nessas cidades serão avaliados e o resultado deve ser apresentado no dia 1º de dezembro para o Ministério da Saúde.

Segundo o consultor da Opas no Brasil, Ruben Figueroa, a missão vem ao Brasil colaborar com os esforços do governo a pedido do próprio ministério. O relatório da Opas servirá como uma ¿avaliação internacional e independente¿. ¿O Brasil está fazendo o que deve ser feito para combater a dengue, mas o assunto é complexo e um olhar externo pode contribuir com o País¿, diz Figueroa.

O documento que será produzido pelos técnicos deve refletir o impacto das políticas públicas no combate à doença nos últimos anos. ¿O fato é que ao longo dos anos a dengue continuou presente e isso mostra que algo está acontecendo, portanto a situação não é confortável¿, diz o consultor da Opas.

Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) revela que a epidemia de dengue deste ano no Estado do Rio havia custado, até maio, mais de R$ 134 milhões para o bolso das famílias fluminenses. O valor é quase sete vezes maior do que todo o orçamento de 2008 para a Vigilância Epidemiológica Estadual - estimado em cerca de R$ 20 milhões pela Secretaria de Estado da Saúde do Rio.