Título: Obama quer ação rápida contra crise
Autor: Mello, Patrícia Campos
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/11/2008, Internacional, p. A9
Ao anunciar os principais nomes de sua equipe econômica, o presidente eleito Barack Obama afirmou ontem que os EUA precisam agir de forma ¿rápida e audaciosa¿ para enfrentar uma crise econômica ¿de proporções históricas¿. Sua equipe econômica vai começar a trabalhar ¿imediatamente¿ no pacote para criar 2,5 milhões de empregos até 2011, evitar execuções de hipoteca e ajudar a indústria automobilística, disse Obama. ¿Eu quero implementar um pacote econômico o mais rápido possível¿, disse.
Em entrevista coletiva, em Chicago, Obama confirmou que Timothy Geithner, atual presidente do Federal Reserve (o banco central) de Nova York, será o secretário do Tesouro em seu governo. Lawrence Summers, secretário do Tesouro no governo Bill Clinton, será presidente do Conselho Econômico Nacional, de onde irá assessorar o presidente em questões econômicas e coordenar ações de diversas agências. Christina Romer, professora da Universidade da Califórnia em Berkeley, especialista em depressão dos anos 30, será a presidente do Conselho de Assessores Econômicos, encarregada de políticas de longo prazo e pesquisas. E Melody Barnes, integrante da equipe de transição de Obama, será presidente do Conselho de Política Doméstica, que cuidará de questões de longo prazo, como a reforma do sistema de saúde.
Embora Obama não revele o valor, legisladores democratas falam que o pacote de estímulo ficaria entre US$ 500 bilhões e US$ 1 trilhão, para serem investidos em infra-estrutura, energia alternativa e outras áreas, com geração de empregos.
O presidente eleito disse que sua equipe econômica tem ¿líderes que oferecem tanto julgamento sólido como novos pensamentos, tanto experiência como idéias audaciosas¿. Referindo-se a Geithner, Obama disse que o futuro secretário do Tesouro vai se aproximar de vários países do mundo para desenhar uma ¿resposta global¿ à crise. ¿A longa experiência internacional de Tim o qualifica de forma especial para essa tarefa.¿ Ele afirmou que Larry Summers é ¿uma das grandes mentes econômicas de nossa era.¿
Hoje, Obama dará uma outra entrevista coletiva, na qual apresentará Peter Orszag como diretor do Escritório de Administração e Orçamento, o terceiro dos três mais importantes cargos econômicos (ao lado dos de Summers e Geithner).
O presidente eleito disse-se surpreso com o fato de presidentes das três gigantes da indústria automobilística terem pedido ajuda ao Congresso, sem que apresentassem um plano coerente de recuperação para as empresas. ¿Não podemos deixar a indústria automobilística desaparecer¿, disse Obama na entrevista. ¿Mas, para darmos mais recursos à indústria, é preciso que nos apresentem planos de transformação e adaptação; a ajuda do governo deve dirigir-se uma indústria sustentável no longo prazo.¿
O presidente George W. Bush conversou com Obama ontem sobre o resgate do Citigroup, anunciado no domingo à noite. Obama disse também que conversou com o presidente do Fed, Ben Bernanke, ontem.
¿O fato é que não temos um minuto a perder¿, disse Obama. ¿Esses problemas extraordinários em nosso sistema financeiro exigem medidas extraordinárias.¿