Título: Oposição reforça cerco a aeroportos de Bangcoc
Autor: Simon, Roberto
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/12/2008, Internacional, p. A14

O comando da Aliança Popular pela Democracia, grupo que lidera protestos contra o primeiro-ministro tailandês, Somchai Wongsawat, ordenou que seus militantes deixassem o gabinete do premiê, ocupado há três meses, e concentrassem forças no bloqueio aos dois principais aeroportos de Bangcoc, um doméstico e outro internacional. Adotada há uma semana, a estratégia de estrangular o sistema aéreo já impediu 300 mil estrangeiros de deixar a Tailândia.

Ouça entrevista de Roberto Simon com o embaixador Edgard Telles Ribeiro

Ontem, uma explosão no aeroporto doméstico deixou 1 morto e 22 feridos. No aeroporto internacional não houve incidentes e 80 aviões foram autorizados a sair - a maior parte, no entanto, sem passageiros a bordo. Investigado por fraude, o premiê será julgado a partir de hoje pela Suprema Corte. Os manifestantes o acusam de ser um fantoche de seu cunhado, Thaksin Shinawatra, antecessor no cargo e condenado a dois anos de prisão por abuso de poder.

Em entrevista por telefone ao Estado, o embaixador do Brasil em Bangcoc, Edgard Telles Ribeiro, afirmou que atualmente há cerca de cem brasileiros na Tailândia. ¿As pessoas nos procuraram e mapeamos todo o mundo¿, disse.

A possibilidade de o Brasil enviar um avião para resgatar seus cidadãos - atitude tomada por França, Espanha e China - ¿está sendo considerada¿, disse o embaixador. Entre os brasileiros presos em Bangcoc está Eduardo Borger, que viajou com sua mulher e seis amigos a turismo. Borger, porém, conseguiu deixar a capital por um aeroporto militar, seguindo para Hong Kong e, depois, Dubai. ¿Não temos notícias desde ontem (anteontem) de manhã, porque ele ainda está fazendo o percurso até Dubai¿, afirmou Tomas Borger, pai de Eduardo.

Após uma semana sem poder sair de Bangcoc, o dinheiro dos brasileiros acabou. ¿Eles estavam pagando hotel e comida. No final, tinham apenas US$ 30¿, contou o pai. A situação só melhorou quando o Ministério do Turismo tailandês começou a alojar os turistas - incluindo vários brasileiros - gratuitamente em hotéis.