Título: Cinco militantes podem estar foragidos, diz jornal
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/12/2008, Internacional, p. A14

Pelo menos cinco terroristas envolvidos nos ataques que deixaram quase 200 mortos em Mumbai podem estar foragidos, segundo o jornal britânico ¿The Times¿, de Londres, que não descarta a possibilidade de os militantes tentarem uma nova ofensiva. De acordo com as forças de segurança da Índia, apenas dez homens estariam por trás dos atentados, dos quais nove teriam sido mortos e um capturado: Ajmal Amir Kasab, de 21 anos. Em seu depoimento, Kasab teria confirmado que o grupo seria formado por dez pessoas.

Uma fonte da polícia indiana, porém, disse ao ¿The Times¿ que um barco pesqueiro que foi descoberto na costa de Mumbai teria sido usado pelos terroristas. Na embarcação, a polícia encontrou equipamentos e objetos pessoais de 15 pessoas. ¿Encontramos 15 jaquetas de frio e 15 escovas de dentes¿, disse a fonte. ¿É possível que outros terroristas estejam soltos.¿

Segundo os investigadores, além dos homens encarregados de executar os ataques, também haveria mais cinco ou seis pessoas envolvidas no planejamento, coordenação, logística e tarefas de reconhecimento. Uma das suspeitas é que o apoio local tenha sido fornecido pela maior máfia de Mumbai, grupo conhecido como D Company. Dirigido por Dawood Ibrahim, um dos criminosos mais procurados da Índia, o D Company é suspeito de ligações com a rede terrorista Al-Qaeda.