Título: Nova Délhi exige ação firme do Paquistão por atentados
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/12/2008, Internacional, p. A14

A tensão entre Índia e Paquistão aumentou ainda mais ontem, após o governo de Nova Délhi exigir que Islamabad tome medidas urgentes pelos ataques terroristas que deixaram quase 200 mortos na cidade indiana de Mumbai (ex-Bombaim) na semana passada. O Departamento de Estado dos Estados Unidos também adotou um tom mais duro em relação ao Paquistão - um de seus principais aliados na região -, afirmando que a resposta paquistanesa aos ataques será um teste para o novo governo civil.

Investigações preliminares da Índia indicam que os militantes que lançaram os ataques na capital financeira indiana receberam meses de treinamento no Paquistão. Em seu primeiro protesto formal, a chancelaria indiana disse esperar que o Paquistão aja de modo contundente contra os responsáveis pelos atentados.

¿É preciso que as ações do Paquistão correspondam aos sentimentos manifestados por seus líderes de que desejam ter uma relação melhor com a Índia¿, afirmou a nota da chancelaria. O ministro do Interior indiano, Palaniappan Chidambaram, disse que a Índia responderá com determinação às ameaças que enfrenta.

Os ataques representam um grande obstáculo para o processo de paz entre Índia e Paquistão, iniciado em 2004.

O Paquistão rejeitou ontem as acusações de cumplicidade com os terroristas e pediu ajuda internacional para reduzir a tensão com o país vizinho. O premiê do Paquistão, Yusuf Raza Gilani, pediu ontem à Índia que apresente provas de envolvimento de paquistaneses nos ataques. ¿Deram nomes de organizações, mas isso não representa uma prova. Se nos derem uma prova, nos comprometemos a dar toda nossa cooperação¿, disse Gilani à rede CNN.

A secretária americana de Estado, Condoleezza Rice, cobrou do Paquistão transparência na apuração do caso. Ela afirmou ainda que a resposta de Islamabad às acusações da Índia será um teste para o governo civil do presidente paquistanês, Asif Ali Zardari.

¿O que estamos enfatizando ao governo paquistanês é a necessidade de investigar as evidências aonde quer que elas levem e fazê-lo do modo mais comprometido e firme possível¿, disse Condoleezza. A secretária americana chega amanhã à Índia para tentar reduzir a tensão entre Nova Délhi e Islamabad.

AUTORIA DOS ATAQUES

Suspeita-se que os terroristas que cometeram os atentados em Mumbai foram treinados pelo grupo militante Lashkar-i-Taiba (Exército dos Misericordiosos), afirmaram à agência de notícias Reuters policiais ligados à investigação do caso.

O grupo - criado nos anos 90 para lutar contra o que chamam de ¿ocupação indiana¿de parte da Caxemira - ficou conhecido em 2001, depois do atentado contra o Parlamento da Índia, que deixou dez mortos e quase deflagrou uma guerra entre os dois países. Mas o Lashkar negou ter ligação com os ataques coordenados de quarta-feira.