Título: Irresponsáveis, reage Gabrielli
Autor: Monteiro, Tânia; Nossa, Leonencio
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/12/2008, Economia, p. B8

O presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, classificou ontem de ¿irresponsáveis¿ e ¿políticas¿ as denúncias sobre problemas de caixa da companhia, feitas na semana passada pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Em entrevista durante evento da Federação Única dos Petroleiros (FUP), em São Paulo, Gabrielli negou que a estatal esteja em dificuldades financeiras e disse que o empréstimo de R$ 2 bilhões obtido na Caixa Econômica Federal foi regular.

¿Eu queria chamar a atenção para a irresponsabilidade de tentar caracterizar como excepcional uma operação que é absolutamente trivial, que foi anunciada quando divulgamos nosso resultado em 11 de novembro e é uma operação que não tem relevância¿, afirmou. ¿E, se fosse verdade (que a Petrobrás está com dificuldade de caixa), aí sim é que não se deveria fazer esse escândalo. Se estivéssemos em situação dramática, nós quebraríamos e a irresponsabilidade seria ainda maior¿, completou.

Gabrielli, que deu entrevista ao lado do senador Aloisio Mercadante (PT-SP), deve ir ao Senado na quinta-feira explicar a operação, atendendo a uma solicitação da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Jereissati disse que o empréstimo da Caixa foi um socorro à Petrobrás, que estaria passando por graves problemas de caixa.