Título: Paraguai também quer rever dívida com Brasil
Autor: Marin, Denise Chrispim
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/12/2008, Internacional, p. A13

O presidente paraguaio, Fernando Lugo, contestou ontem a legitimidade da dívida externa do Paraguai - em especial da parcela contraída com o Brasil para a construção da hidrelétrica binacional de Itaipu.

¿Muitas das nossas dívidas já foram pagas¿, disse Lugo, após anunciar ter formado uma equipe econômica ¿com alta capacidade moral¿ para estudar o tema ¿com seriedade¿.

A iniciativa é semelhante à implementada no Equador pelo presidente Rafael Correa, que em setembro expulsou a construtora brasileira Odebrecht do país e ameaça não pagar o que deve ao BNDES.

Lugo não quis responder se seguirá os passos de Correa, apelando à arbitragem internacional, mas insistiu que as dívidas dos países latino-americanos devem ser ¿reavaliadas¿. Além do Paraguai, Bolívia e Venezuela também estão ¿auditando¿ suas planilhas de débito.

¿A questão da dívida externa dos países da região é um tema que já está instalado na agenda internacional.

O Equador é um dos países (que contribuíram para isso). Nós também¿, disse o presidente paraguaio. ¿Apesar de a nossa dívida externa não ser tão alta, acreditamos que boa parte dela já foi paga.¿

Só a Eletrobrás, uma das empresas que investiram em Itaipu, tem a receber US$ 19 bilhões do Paraguai.