Título: Para Mabel, professor não leu o projeto
Autor: Gobetti, Sérgio
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/12/2008, Nacional, p. A4

Para o deputado Sandro Mabel (PR-GO), relator do projeto da reforma tributária, o professor Marcos Eurico de Santi ¿não leu o projeto¿. Sobre a ameaça de um ¿mensalão tributário¿, ele reagiu: ¿Esse comando está sendo dado porque existe um projeto do governo federal sobre transação tributária. Vai ser discutido e regulamentado, mas não tem dispositivo constitucional para o amparar. Só estamos dando comando constitucional¿.

Quanto ao comentário de que o projeto é amplo demais, com 372 dispositivos, Mabel rebate: ¿Ele não leu o projeto. Ele está indo na conversa do Everardo Maciel. Quase 170 dispositivos são só remissões, revogações ou então cláusulas de eficácia¿.

Sobre o tema do pré-sal, alegou: ¿Não tem nada escrito disso. Nenhuma linha disso aí. O artigo 20 apenas modifica a questão de outros minerais que a incidência do CFEM, ao invés de ser em receita líquida, passa a ser em receita bruta¿.

Para Mabel, não faltou debate da proposta. ¿Esse projeto, 80% dele, é o mesmo que vem se discutindo há 15 anos. O restante foi debatido pelo Ministério da Fazenda.¿ E finalizou: ¿Estamos abertos para debate. Formamos um grupo de trabalho por mais três meses¿.