Título: Oportunista caiu, diz Economist
Autor: Macedo, Fausto; Mendes, Vannildo
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/12/2008, Nacional, p. A7

A revista britânica The Economist deu destaque na edição desta semana à condenação de Daniel Dantas. Em reportagem intitulada ¿A queda de um oportunista¿, o controlador do Opportunity é tratado como banqueiro talentoso ¿que lucrou operando no espaço obscuro em que negócios e política se misturam no Brasil¿.

A revista lembra o caso Kroll, relata a Operação Satiagraha e traz uma explicação do esquema que, segundo a Polícia Federal, Dantas usava para lavar dinheiro. ¿É a suposta influência de Dantas no âmbito do governo que criou sua notoriedade¿, avalia. ¿Desfrutou de fácil acesso ao governo Fernando Henrique Cardoso, incluindo encontros com o presidente. Influência que migrou para o governo Luiz Inácio Lula da Silva.¿

Após registrar as alegações da defesa e a tática de desqualificar o processo, a Economist cita que a Justiça no Brasil é marcada por ¿intermináveis recursos¿. ¿Grandes processos são comumente disputados na imprensa, para depois malograrem.¿ O texto encerra dizendo que ¿é cedo¿ para saber se o ministro da Justiça, Tarso Genro, acerta ao dizer que o julgamento mostra o bom funcionamento das instituições no País.