Título: Idéia surgiu nos EUA, nos anos 80
Autor: Duailibi, Julia
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/12/2008, Nacional, p. A4

A idéia de adotar metas do setor privado na administração pública para modernizá-la nasceu nas escolas norte-americanas de administração na década de 80. O chamado New Public Management (NPM) considera que uma maior orientação de mercado para a administração pública pode trazer para os governantes mais eficiência nos gastos.

¿Esse conceito prevê um maior compromisso do funcionalismo com os resultados da administração como um todo. O comprometimento passa a ocorrer porque você estabelece metas¿, afirmou Francisco Barone, doutor em políticas públicas e professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas.

Um dos principais conceitos do New Public Management fala em tornar a burocracia da administração pública em núcleos mais numerosos, porém menores. Defende também a criação de um ambiente competitivo entre as diversas agências de governo. Competição, eficiência, eficácia, flexibilidade de gestão e prestação de contas são as principais características desse conceito.

Atualmente, no entanto, há especialistas que vêem declínio da New Public Management. Eles afirmam que os novos modos de administração apontam atualmente para um fortalecimento do governo central e para a integração entre os diversos órgãos públicos, feitos por meio da internet. ¿Nem tudo que faz parte da cultura da administração privada pode ser transferido para a administração pública. Há coisas que não são tão previsíveis como se imagina¿, afirmou o professor da PUC, Marco Antonio Teixeira.