Título: Cúpula petista cobra engajamento de prefeitos para eleger sucessor de Lula
Autor: Scinocca, Ana Paula
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/12/2008, Nacional, p. A6
A cúpula do PT aproveitou a reunião dos prefeitos eleitos em Brasília para pedir o envolvimento de todos para eleger em 2010 o sucessor do presidente Lula. Os representantes do governo orientaram os eleitos a não apenas se dedicarem a administrar, mas a fazer política de olho no calendário eleitoral. No encontro, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, foi considerada a ¿candidata certa¿ e o governador de São Paulo, José Serra, virou alvo de ataques do líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS).
O PT chamou a Brasília os prefeitos eleitos para discutir o tema ¿Políticas que Mudam o Brasil¿. Durante a parte fechada do encontro, o ministro do Turismo, Luiz Barreto, fez um forte discurso conclamando os prefeitos à militância. ¿O enfrentamento político é muito importante¿, discursou, para uma platéia que reuniu durante o dia 335 prefeitos, do total de 559 eleitos, 242 vice-prefeitos, vereadores e dirigentes petistas, em um total, calculado pela Executiva, de 1.200 presentes.
¿Não podem ignorar esse calendário de 2010. Faz muita diferença quem será o sucessor do presidente Lula para o final do mandato de vocês. Tem a tarefa de militante. Tem de fazer o enfrentamento político desde agora¿, orientou o ministro. ¿Seja com Serra, com Aécio, qualquer que vier.¿
O deputado Henrique Fontana arrancou aplausos da platéia ao falar de Dilma. ¿Temos dois anos para conversar com o povo brasileiro, porque, para continuar essas políticas, a candidata certa é Dilma. Se Serra vencer, vai acabar com essas políticas¿, declarou.