Título: Aécio rodará País para reforçar cacife eleitoral
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/01/2009, Nacional, p. A5

Governador mineiro diz que vai iniciar série de viagens pelos Estados em março com objetivo de discutir `um projeto para o Brasil pós-Lula¿

Eduardo Kattah, BELO HORIZONTE

O governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), disse ontem que pretende iniciar em março uma série de viagens pelo País a fim de discutir e reunir sugestões para um projeto de poder do PSDB, com foco na eleição presidencial de 2010. ¿Tenho convite da maioria dos Estados para discutir, não apenas com o PSDB, mas com entidades da sociedade civil, com associações comerciais, com federações das indústrias e com sindicatos. E pretendo fazer isso a partir de março¿, afirmou.

Aécio voltou a falar na necessidade de o candidato tucano ao Palácio do Planalto representar o que chama de ¿pós-lulismo¿ - expressão que usa para designar um programa que incorpore avanços do atual governo ao mesmo tempo que promova inovações. Segundo o governador mineiro, é importante que os aliados do PSDB estejam presentes na discussão de ¿um projeto para o Brasil pós-Lula¿.

O governador já se manifestou contra a ideia de uma chapa tucana ¿puro-sangue¿ e procura demonstrar que está no páreo na disputa interna com o governador de São Paulo, José Serra. Em sua avaliação, Serra ¿certamente¿ terá também a oportunidade viajar pelos Estados brasileiros para difundir o projeto tucano.

Mais uma vez, o governador mineiro defendeu a tese de que a escolha do presidenciável do PSDB deve ocorrer no fim deste ano ou início de 2010. Em sua opinião, o candidato precisa se comprometer com ¿projetos que sejam construídos de forma consensual e plural, ouvidas as várias regiões do País¿.

¿Sem açodamento, sem pressa, vamos aproveitar o primeiro semestre para construir as principais bandeiras que o partido deverá empunhar na próxima eleição presidencial¿, disse Aécio, rejeitando uma ¿disputa eminentemente personalista, entre nomes¿. ¿Deveremos definir não apenas um candidato, mas o que esse candidato representa para o Brasil. O que nós queremos para o pós-lulismo, o que ficou para trás, o que de positivo nós devemos incorporar e aprofundar.¿

PRÉVIAS

O governador mineiro atribuiu ao secretário-geral do PSDB, deputado Rodrigo Castro (MG), a responsabilidade de apresentar ao Diretório Nacional a proposta de regulamentação de prévias para a escolha do candidato à Presidência. Castro é filho do secretário de Governo de Aécio, Danilo de Castro.

¿Elas (as prévias) não devem ser temidas por ninguém. É um instrumento democrático que poderá ou não ser utilizado. A premissa para que a prévia seja utilizada é que exista uma disputa¿, reiterou o governador de Minas.

COLABOROU RAQUEL MASSOTE