Título: Brasil não é o único líder da região, diz Chávez
Autor: Marin, Denise Chrispim; Monteiro, Tânia
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/12/2008, Internacional, p. A11

Presidente da Venezuela contesta influência de Lula e diz que há um 'conjunto de lideranças'

Denise Chrispim Marin e Tânia Monteiro

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse ontem que o Brasil não é o único país a exercer ¿uma liderança importante na América Latina¿. ¿Trata-se de um conjunto de lideranças¿, disse Chávez, quando questionado sobre a influência do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, na região.

¿Em vez de uma liderança, para o bem da América Latina, o melhor é um conjunto de lideranças. Existe hoje uma nova América Latina. A Bolívia exerce uma liderança, o Equador, o Paraguai, o Chile, Cuba.¿ As declarações foram feitas pouco antes do início da segunda sessão de discussões da Cúpula da América Latina e do Caribe (CALC).

Ao comentar a crise econômica global, Chávez disse que ela seria um sinal de que o capitalismo ¿está morto¿ e a região deve buscar como alternativa a consolidação do socialismo. ¿O socialismo não está morto. Está mais vivo do que nunca. O que está morto é o capitalismo.¿

Chávez evitou, porém, a confrontação direta com as posições do governo brasileiro, que além de participar do G-20, grupo de economias desenvolvidas e emergentes mobilizadas para discutir a crise financeira mundial, que mantém políticas econômicas consideradas neoliberais por parte da maioria dos países latino-americanos. ¿Não vou falar por Lula. Não acho que ele esteja pensando em revisar o capitalismo¿, disse.

¿O capitalismo não é de (Barack) Obama nem de (George W.) Bush¿, afirmou o presidente venezuelano, referindo-se ao presidente eleito dos EUA e ao que deixará o cargo em 2009. E acrescentou: ¿O capitalismo é do diabo. De Obama esperamos um pouco.¿ Chávez qualificou de ¿inúteis¿ as ¿medidas desesperadas¿ adotadas pelos países desenvolvidos, que injetaram bilhões de dólares para ¿tentar salvar¿ suas economias.