Título: Israelenses vivem tensão à espera do próximo foguete
Autor: Gawendo, Michel
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/12/2008, Internacional, p. A10
Ataques constantes do Hamas transformaram Sderot em cidade-fantasma
Michel Gawendo, Sderot, Israel
As poucas pessoas que saem às ruas da cidade de Sderot, uma das mais atingidas por foguetes Kassam disparados pelo Hamas, estão apressadas e assustadas. Os carros são raros. Ao lado de todos os pontos de ônibus há abrigos de concreto. O alerta de ataque soa em intervalos de 20 minutos.
A casa da família Abargil foi atingida por um foguete ontem. Shiraz, de 22 anos, estava dormindo quando ouviu o barulho da queda. ¿Pensei que o foguete cairia no meu quarto¿, conta. ¿Quando consegui me recompor, a primeira coisa que fiz foi procurar meus cinco irmãos. Fiquei desesperada até localizar todos.¿
No quintal da casa está a geladeira destruída pelo foguete. No chão, restos de comida, de uma vidraça e das persianas das janelas. Ao lado, uma poça de sangue do cachorro da família, que morreu no ataque. Enquanto Shiraz mostrava os danos na sala e no quarto, alto-falantes anunciavam: ¿Cor vermelha.¿ É o sinal de que mais foguetes chegarão em 15 segundos. A família, jornalistas e curiosos reúnem-se no corredor da casa, que é o lugar mais seguro.
Pouco depois, o estrondo da queda do foguete. O chão treme. Mais alguns segundos e outros dois estrondos. Os irmãos comentam: ¿Os dois primeiros caíram longe, mas o último foi aqui no bairro.¿
A casa vizinha também foi atingida pelo foguete que acordou Shiraz. A família não estava no local, mas agora está de volta a Sderot. São judeus ortodoxos. O rabino Iehiel, com um livro de salmos na mão, recita um dos capítulos antes de entrar para mostrar o estrago. ¿Estou lendo o salmo em que o rei David pede para Deus destruir os inimigos dos judeus¿, explica. ¿Fomos aconselhados pelo nosso líder religioso a deixar a cidade por alguns dias. Foi Deus quem nos salvou.¿
Na rua em frente, agentes do governo avaliam os estragos. Eles farão um relatório e os moradores serão indenizados. Na esquina, outra casa atingida. Um morador foi ferido por um estilhaço no pescoço. O bairro ficou sem luz.
Sderot é uma cidade pobre de 20 mil habitantes. Ontem, recebeu a visita de dois ministros israelenses: Shaul Mofaz, dos Transportes, e Meir Shitrit, do Interior. ¿Políticos não fazem nada. Quem está fazendo alguma coisa por nós é o Exército¿, disse um morador.
Um foguete do Hamas atingiu ontem Beer Sheva, a 40 quilômetros de Gaza. Foi o disparo de maior alcance contra Israel até agora, embora não tenha deixado vítimas nem causado danos materiais. Segundo o governo, 500 mil israelenses vivem nas áreas que podem ser atingidas pelos foguetes. Nos últimos dias, quatro morreram.