Título: Crise fortalece Hamas e dificulta paz, diz Khalidi
Autor: Chacra, Gustavo
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/01/2009, Internacional, p. A11

Catedrático da Universidade Columbia critica ação militar israelense

Gustavo Chacra, Sderot, Israel

O ataque israelense contra a Faixa de Gaza fortalece o grupo islâmico Hamas e inviabiliza por um bom tempo a retomada das negociações de paz entre israelenses e palestinos. A avaliação é do historiador Rachid Khalidi, que ocupa a cadeira Edward Said de Estudos Árabes da Universidade Columbia, nos EUA.

¿A autodeterminação dos palestinos está mais distante do que nunca e a ocupação israelense hoje é maior do que antes do início das negociações dos Acordos de Oslo (firmados em 1993)¿, disse ao Estado Khalidi, que tem nacionalidade americana, mas vem de uma das mais tradicionais famílias de intelectuais palestinos de Jerusalém. ¿Além disso, mesmo que Israel consiga tirar o Hamas do poder, terá poucas alternativas no que diz respeito a quem entregar o controle da Faixa de Gaza: o Egito se recusará a assumir responsabilidade pela região e é difícil imaginar qualquer outra força (como a ONU) assumindo o poder sem o consentimento dos palestinos.¿

Khalidi esteve no centro de uma grande polêmica durante a campanha presidencial americana, no ano passado. Na época, republicanos questionaram os vínculos entre o professor palestino - a quem chamaram de ¿radical¿ - e o então candidato democrata Barack Obama, que admitiu ser seu amigo.

Para Khalidi, Israel é responsável pela escalada de tensões que culminou na ofensiva na Faixa de Gaza por ter matado seis membros do Hamas em novembro, desrespeitando o cessar-fogo que também previa a abertura das passagens entre o território israelense e o palestino para a entrega de ajuda humanitária. Ele admite, porém, que o Hamas também tem parte da culpa pelo conflito já que lançou foguetes contra Israel.

¿Tanto o Hamas como Israel cometeram crimes de guerra neste conflito ao atacar civis¿, afirma Khalidi. O professor, que lançará em fevereiro o livro Sowing Crisis: American Dominance and the Cold War in the Middle East (¿Crise Disseminada: Dominação Americana e a Guerra Fria no Oriente Médio¿), alerta que o número de vítimas civis entre palestinos deve subir bastante.

¿A Faixa de Gaza é uma das áreas mais populosas do mundo e com armas como F-16, Apaches e tanques muitos inocentes morrerão¿, afirma. ¿A questão é como a máquina de propaganda israelense conseguirá ofuscar essa brutal realidade no Ocidente.¿

Khalidi também critica duramente o Hamas e o Fatah por não terem conseguido se reconciliar. ¿Os palestinos fracassaram em desenvolver uma estratégia para reivindicar seu direito a um Estado e os países árabes fizeram pouco ou quase nada para ajudá-los¿, diz. ¿Além disso, o Estado palestino não conseguiu ser formado em 18 anos de negociações e 41 anos de ocupação israelense também porque Israel não o permitiu. O número de colonos na Cisjordânia dobrou desde 1991 e o controle de Israel na região aumentou.¿

DOIS ESTADOS

Segundo o especialista, para viabilizar a formação de dois Estados (Israel e Palestina) são necessárias três medidas. Primeiro, o processo de expansão dos assentamentos israelenses precisa ser revertido e o meio milhão de colonos israelenses que vivem na Cisjordânia e Jerusalém Oriental devem ser removidos.

Em segundo lugar, segundo Khalidi, os serviços de segurança israelenses precisam se convencer de que não é preciso controlar todos os aspectos da vida dos 3,5 milhões palestinos.

Por último, algo precisaria ser feito com os milhares de israelenses e as centenas de empresas de Israel com interesses materiais e burocráticos ligados ao controle dos palestinos sob ocupação.

Para Khalidi, o movimento nacional palestino está enfraquecendo como resultado do colapso do Fatah (partido que comanda a Autoridade Palestina) e do fracasso do Hamas em assumir o seu lugar.

SEM LEI

Rachid Khalidi Universidade Columbia

¿Tanto o Hamas quanto Israel cometeram crimes de guerra¿

¿A questão é como a máquina de propaganda israelense conseguirá ofuscar essa brutal realidade no Ocidente¿