Título: Pacote de Obama concentra atenção
Autor: Taraborelli, Alessandra; Pinto, Lucinda
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/01/2009, Economia, p. B4

Presidente eleito dos EUA deve apresentar ao Congresso os detalhes de seu programa de estímulo econômico

Alessandra Taraborelli, Lucinda Pinto e Denise Abarca

Depois da quase euforia do mercado acionário no Brasil e em todo o mundo na última sexta-feira, o primeiro pregão do ano, 2009 começa para valer mesmo esta semana e com uma única certeza: a de que a volatilidade continuará.

Todas as atenções se voltam agora para o programa de estímulo econômico do presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, previsto para ser apresentado nos próximos dias ao Congresso, que volta a se reunir a partir de amanhã.

¿O cenário continua nebuloso. Por enquanto, 2009 é um reflexo das ações de 2008. Ou seja, se as medidas tomadas no ano passado surtirem um bom efeito, 2009 tende a ser melhor. Mas, o inverso também é verdadeiro¿, disse uma fonte, que aposta em ¿muita volatilidade¿ nos primeiros meses do ano.

A semana será marcada pela divulgação de diversos indicadores. A expectativa é de que a produção industrial de novembro, a ser divulgada na terça-feira pelo IBGE, mostre desaceleração. Na sexta-feira, haverá a divulgação do IPCA de dezembro e, junto com ele, do resultado acumulado do ano. O resultado deve confirmar a desaceleração da inflação já apontada pelo IPCA-15 de dezembro e o IGP-M do mesmo mês.

Por causa do recuo desses índices, o mercado também acredita que a pesquisa Focus, que sai hoje, já mostre a projeção para o IPCA em 2009 abaixo dos 5%, a caminho, portanto, do centro da meta para o ano, de 4,5%.