Título: Galeão é uma porcaria, afirma secretário do Rio
Autor: Samarco, Christiane
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/01/2009, Economia, p. B6

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Serviços do Estado do Rio, Júlio Bueno, confirmou que a Fraport (empresa privada da Alemanha), a Aéroports de Paris e várias empresas espanholas estão interessadas na privatização do aeroporto Galeão.

¿Todo mundo que opera aeroporto quer participar do processo licitatório¿, disse, contestando que exista pré-acordo para privilegiar uma empresa estrangeira.

Segundo ele, o interesse do governo na privatização tem pelo menos três razões concretas: ¿Primeiro, como diz o governador, o aeroporto do Galeão é, há anos, pior do que uma rodoviária de quinta categoria. Segundo, porque o Brasil quer sediar a Copa de 2014. Além disso, temos o desafio da nossa candidatura à sede das olimpíadas de 2016 e a pior nota que tivemos foi a do Galeão¿.

Bueno insiste que há dez anos o Galeão é estatal e, há dez anos, ¿é uma porcaria¿. O governo do Rio está convencido de que a única forma de melhorar o aeroporto é a concessão.