Título: China proíbe website de discussão política
Autor: Trevisan, Cláudia
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/01/2009, Internacional, p. A10

Página havia publicado documento pedindo reformas democráticas

Cláudia Trevisan, PEQUIM

O governo chinês fechou no fim de semana um dos mais populares sites de discussão que reunia intelectuais do país - o bullog.cn. A decisão foi tomada em reação ao documento ¿Carta 08¿, que pede reformas democráticas na China, além de respeito aos direitos humanos e o fim do regime de partido único, em um frontal ataque ao Partido Comunista.

Divulgada em 10 de dezembro, a ¿Carta¿ havia recebido até ontem 7.200 adesões, de acordo com um de seus 300 signatários originais, o advogado Teng Biao. Vários dos intelectuais que apoiaram o documento tinham blogs no site que foi banido.

Segundo seu criador, Luo Yonghao, o portal alcançou 1 milhão de acessos diários em abril de 2008. O governo chinês retirou o bullog.cn do ar juntamente com 91 sites pornográficos, alvos de uma campanha moralizadora amplamente divulgada pela imprensa oficial, que não fez menção específica ao site político.

A ¿Carta 08¿ causou reações das autoridades em toda a China, que ordenaram o interrogatório de signatários em diferentes províncias. Na véspera de sua divulgação, muitos foram pressionados a retirar seu apoio ao documento.

OFENSIVA ESTATAL

Em 8 de dezembro, a polícia de Pequim prendeu Liu Xiaobo, um dos mais célebres dissidentes chineses.

De acordo com o advogado Teng Biao, Liu continuava detido ontem, provavelmente em um hotel na periferia de Pequim, a capital chinesa. ¿O governo está furioso e preocupado com o fato de tantos intelectuais terem assinado o documento¿, disse Teng ao Estado.

O momento é especialmente sensível por causa da proximidade do 20º aniversário do massacre da Praça da Paz Celestial. No dia 4 de junho de 1989, tanques do Exército de Libertação Popular colocaram fim a dois meses de protestos de estudantes que pediam reformas democráticas, iniciados após a morte de Hu Yaobang, um dos reformistas do Partido Comunista na época.

As manifestações consistiam em marchas pacíficas nas ruas de Pequim. No entanto, segundo estimativa da Anistia Internacional, a ofensiva militar na praça ordenada pelo governo deixou um saldo de mil mortos.

INSPIRAÇÃO

A ¿Carta 08¿ é inspirada na ¿Carta 77¿, divulgada em 1977 na antiga Checoslováquia, onde o comunismo acabou apenas no fim dos anos 80.

O texto propõe 19 mudanças fundamentais na política chinesa que, se adotadas, poderiam representar o fim do regime comunista no país.

Entre as reformas propostas, estão eleições diretas, pluripartidarismo, divisão de poderes e liberdade religiosa, de manifestação, de associação e de expressão.