Título: Garcia vai assumir pasta reforçada, mas com meia verba
Autor: Zanchetta, Diego
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/01/2009, Metrópole, p. C7

Aliado vai ser titular de Gestão, Modernização e Desburocratização

O prefeito Gilberto Kassab (DEM) ¿promoveu¿ o aliado Rodrigo Garcia a secretário de Gestão, Modernização e Desburocratização. A mudança no primeiro escalão do governo municipal fundiu as pastas de Gestão e Desburocratização, esta última criada de forma extraordinária em 2008, para abrigar Garcia. Se amplia atribuições, a nova secretaria, porém, perde verba.

Enquanto o orçamento da pasta em 2008 foi de R$ 1,1 bilhão, a verba para este ano é de apenas R$ 614 milhões. A queda consta da proposta de orçamento do Executivo, ou seja, sem a previsão de cortes por conta da crise. Com a nomeação de Garcia, a antiga titular de Gestão, Malde Maria Vilas Bôas, tornou-se coordenadora do Governo Eletrônico. O presidente da Prodam, João Octaviano Machado Neto, acumulará o cargo de secretário-adjunto da pasta. Flávio Castelli Chuery foi indicado coordenador da nova pasta de Garcia. Ele foi tesoureiro da campanha de Kassab à reeleição.

O prefeito disse que a mudança representa um ¿enxugamento¿ de secretarias. De acordo com ele, Malde cuidará do governo eletrônico, Machado Neto, da gestão, e Garcia, da Desburocratização. As mudanças foram publicadas no Diário Oficial de ontem. Na publicação, Kassab ainda criou oficialmente a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, que ficará com Miguel Bucalem e deverá cuidar da revisão do Planto Diretor, que começará a ser discutida neste ano na Câmara. Em fevereiro, ele deve enviar aos vereadores projeto para criar outra pasta, a de Controle Urbano, que ficará com o ex-titular de Habitação Orlando Almeida. As atribuições da futura secretaria ainda estão sendo discutidas, o que tem criado atritos com o secretário de Subprefeituras, Andrea Matarazzo, que tem sob sua responsabilidade estruturas de fiscalização.

Além das secretarias, também deve ocorrer nos próximos dias uma ¿dança das cadeiras¿ envolvendo as subprefeituras paulistanas. A primeira troca foi na Casa Verde, onde Marcos Duque Gadelho, do PPS, deu lugar a Walter Abrahão Filho, do DEM, aliado de Kassab. Com isso, o PPS deve ganhar a Subprefeitura da Lapa, onde indicará a ex-vereadora Soninha.

TRANSPARÊNCIA

A Prefeitura vai adotar a divulgação de nomes e salários dos cargos de confiança (semelhante ao que a Comissão de Valores Mobiliários quer que façam as sociedades anônimas) e vai divulgar as vagas em aberto em cada órgão, com seus valores. Isso faz parte da política de ¿transparência total¿ que Kassab prometeu na posse.