Título: PT fica com posto abaixo do PSDB no Senado
Autor: Madueño, Denise
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/02/2009, Nacional, p. A4

O PT garantiu um lugar na Mesa Diretora do Senado, aprovando a indicação da senadora Serys Slhessarenko (MT) para a segunda vice-presidência, mas um novo round da briga pelos postos de comando da Casa, incluindo aí as presidências das comissões técnicas permanentes, ainda está em curso.

Diante do impasse em torno da quarta-secretaria, disputada pelo PR e pelo PDT, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), pôs em votação, ontem, a chapa que contempla o acordo de líderes sobre a ocupação de sete dos dez cargos da Mesa. Além da quarta-secretaria, ficaram de fora dois cargos de suplente, que entram hoje na rodada de negociações.

Apenas 6 dos 77 senadores presentes votaram contra o entendimento dos líderes. O PSDB, que votou contra Sarney para presidente, conseguiu seu espaço na direção do Senado: o tucano Marconi Perillo (GO) foi eleito primeiro vice-presidente.

Três senadores do Piauí passam a integrar o colegiado. A primeira secretaria, posto mais importante depois do presidente, ficou com o senador Heráclito Fortes (DEM). A segunda secretaria ficou com João Claudino, do PTB piauiense. Coube ao PMDB indicar mais um cargo de titular - Mão Santa (PI) é terceiro-secretário.

BATE-BOCA

Não será fácil costurar um acerto entre PR e PDT. Na reunião de ontem, por pouco o líder do PDT, Osmar Dias (PR), não foi às vias de fato durante bate-boca com o vice-líder do PR, Expedito Júnior (RO). A briga é uma das sequelas produzidas pelo confronto entre o PMDB de Sarney e o PT do candidato derrotado Tião Viana (AC) na divisão da estrutura interna de poder.