Título: Farc libertam ex-governador refém desde 2001
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/02/2009, Internacional, p. A13
Alan Jara foi transportado por helicóptero do Exército brasileiro; amanhã, equipe faz último dos 6 resgates
AFP, AP e Reuters, Bogotá
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) libertaram ontem, numa zona rural do Departamento (Estado) de Guaviare, 90 km a sudeste de Bogotá, o ex-governador do Departamento de Meta, Alan Jara, pondo fim a sete anos de cativeiro.
Na primeira entrevista coletiva após a libertação, ainda na cidade de Villavicencio, sul de Bogotá, Jara disse que o presidente colombiano, Álvaro Uribe, "não fez nada pela liberdade dos reféns". "Parece que lhe convém a situação de guerra." Ele também disse que "as Farc não estão debilitadas" e não há "outra saída que não seja a de negociar" com a guerrilha.
O ex-governador é o quinto dos seis reféns que as Farc prometeram entregar a uma missão humanitária coordenada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), com participação da ONG Colombianos pela Paz, representada pela senadora colombiana Piedad Córdoba, e apoio logístico do Exército brasileiro, que fornece duas aeronaves e 18 tripulantes para a missão.
Até amanhã, a equipe deve partir em seu último voo, para buscar o ex-deputado Sigifredo López.
A operação de ontem durou mais de cinco horas. O helicóptero, devidamente identificado com o emblema do CICV, pousou no aeroporto de Villavicencio às 14h10 (17h10 em Brasília), trazendo a bordo Jara e os membros da equipe.
O ex-governador, de 51 anos, estava magro e recebeu ajuda para descer do helicóptero. Sua mulher, Claudia Rujeles, correu chorando na direção ao marido assim que a aeronave tocou o solo. Ela estava acompanhada pelo filho, Alan Felipe, que tinha apenas 7 anos quando o pai foi sequestrado. Jara entregou a ambos uma foto de família, guardada com ele durante todo o período de cativeiro na selva.
"Tenho dois problemas de saúde, mas estou bem", disse. "Envio uma saudação de esperança para meus companheiros (que continuam no cativeiro). Hoje houve um milagre e haverá mais milagres". Jara foi capturado em junho de 2001 quando viajava num carro da ONU, numa estrada do Departamento de Meta.
AULAS DE RUSSO
Ex-reféns das Farc que conviveram com Jara no cativeiro disseram que o ex-governador - formado em engenharia por uma Universidade de Kiev, na Ucrânia, ex-república da União Soviética - costumava motivar os sequestrados com aulas de inglês e russo, dizendo que eles deveriam se preocupar em aprender idiomas para assumir postos mais importantes em suas carreiras quando voltassem à liberdade.
Ele também teria sido responsável por convencer os guerrilheiros a não separar os militares e policiais do restante do grupo, o que poderia acabar expondo ainda mais a vida dos sequestrados.
OPERAÇÕES
Domingo - Três policiais e um soldado do Exército colombiano são resgatados
Ontem - Libertação do ex-governador de Meta, Alan Jara
Até amanhã - Equipe parte em busca do ex-deputado Sigifredo López