Título: Brasil quer que 1 milhão de pessoas olhem o céu através de um telescópio
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/01/2009, Vida &, p. A20

Objetivo corresponde a 10% do total mundial projetado; iniciativa faz parte do Ano Internacional da Astronomia

Carlos Orsi, estadao.com.br

Oferecer a pelo menos 1 milhão de pessoas a oportunidade de ver o céu por meio de um telescópio pela primeira vez é uma das principais metas brasileiras no Ano Internacional da Astronomia (IYA, na sigla em inglês), celebrado em 2009. Se atingido, o objetivo corresponderá a 10% do total mundial projetado: 10 milhões de primeiras observações.

Leia mais sobre astronomia e o Ano Internacional

Uma celebração oficial da ONU, Unesco e da União Astronômica Internacional (IAU), o IYA conta, no País, com o apoio de órgãos do governo, como o Ministério da Ciência e Tecnologia.

O ano astronômico será lançado oficialmente, no Brasil, na terça-feira, no Planetário do Rio de Janeiro. ¿É para coincidir com o feriado¿, diz um dos coordenadores das atividades, o astrônomo Tasso Napoleão, referindo-se à festa de São Sebastião. ¿A abertura internacional, em Paris, foi alguns dias antes, mas só para autoridades e celebridades. Resolvemos sair um pouco depois, mas levando a mensagem ao público.¿

Ele acredita que as atividades que serão promovidas no IYA - há mais de 200 eventos programados só neste mês, em mais de 50 municípios, entre palestras, shows, exibições e observações com telescópio - atenderão a uma demanda popular reprimida. ¿O telescópio é diferente da tela do computador. Na tela, o que se vê são pixels. O pessoal fica fascinado com o relevo da Lua, com os anéis de Saturno.¿ Mesmo antes da abertura nacional, atividades já estão em andamento em várias cidades do País desde o início do mês.

¿O céu é para todos¿, diz Napoleão. ¿Mas as pessoas nos centros urbanos se desconectaram do céu, por causa principalmente da poluição luminosa e do ritmo da vida moderna. As crianças, hoje, até estranham quando se fala em constelações. Suas únicas referências no céu são o Sol e a Lua.¿

Estão envolvidos na organização das atividades mais de 200 grupos ou ¿nós¿ - a palavra escolhida para remeter ao conceito de uma grande rede - espalhados pelo Brasil e formados por astrônomos amadores e profissionais, equipes de planetários e de instituições de ensino.

A programação dos eventos pode ser vista no website oficial do IYA no Brasil, www.astronomia2009.org.br. ¿Vamos ter coisas acontecendo desde a Praça dos Três Poderes até do lado da estátua do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte¿, afirma.

Além das atividades astronômicas para o público, em 2009 o Brasil sediará ainda a assembleia internacional da IAU, que ocorre em agosto, no Rio. Na assembleia anterior, realizada em 2006 na República Checa, os astrônomos tomaram a polêmica decisão de retirar Plutão da lista de planetas do Sistema Solar.