Título: Protógenes diz ter sido alvo de possível atentado
Autor: Macedo, Fausto
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/01/2009, Nacional, p. A7

O delegado Protógenes Queiroz, responsável pela investigação da Operação Satiagraha, da Polícia Federal, divulgou em seu blog na internet que foi vítima de um ¿possível atentado¿. O fato teria ocorrido quinta-feira, no bairro Jardim Botânico, no Rio, mas só foi divulgado sábado.

O texto não diz como o atentado teria ocorrido. Mas cita que, em seguida, ¿o radiador de água quente explodiu¿. O delegado, ainda segundo o texto, ¿sofreu queimaduras de primeiro grau nos pés¿.

Segundo a Secretaria de Segurança do Rio, na tarde de quinta-feira, policiais militares viram o carro do delegado no Jardim Botânico, estacionado e com o capô levantado, e ofereceram ajuda. Protógenes se apresentou e disse que havia sido vítima de atentado. Suspeitava que um tiro acertara o carro.

Ele recusou, no entanto, a ajuda. Também não quis apresentar queixa, nem encaminhar o carro para a perícia da Polícia Civil. Disse que preferia fazer o registro da ocorrência na PF.

Na Superintendência da PF no Rio, nenhum assessor foi encontrado ontem para o comentar o ¿possível atentado¿. Em Brasília, a assessoria de imprensa disse não ter informações sobre o caso.

A Satiagraha investigou crimes financeiros e resultou na prisão do banqueiro Daniel Dantas e de outras 16 pessoas. Protógenes foi afastado do seu comando e é alvo de inquérito que apura o vazamento de informações da operação.