Título: Governo abre cofres para garantir que obras de ferrovias não paralisem
Autor: Otta, Lu Aiko
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/02/2009, Economia, p. B4

A crise financeira vai obrigar o governo a abrir os cofres para garantir que os projetos em ferrovias não sejam interrompidos. Trechos das ferrovias Norte-Sul e Oeste-Leste, que seriam entregues para a iniciativa privada construir em parceria com o governo no início do ano, tiveram licitação suspensa. As obras, porém, vão continuar a ser feitas com dinheiro público, pelo menos até que a crise se amenize.

Quando o quadro econômico estiver mais claro, as ferrovias serão licitadas. Um técnico da área de transportes avaliou que, quando o leilão ocorrer, as obras já estarão em estágio avançado. Isso deverá aumentar a atratividade do negócio. Ele acrescentou que essa estratégia não exigirá do governo mais dinheiro do que já se pretendia investir. A diferença é que a parte executada com recursos públicos será adiantada.

O trem-bala entre São Paulo e Rio, originalmente um projeto privado, também contará com alguma ajuda federal. A promessa do governo é divulgar o edital do leilão no fim deste semestre e realizar o leilão até o fim de 2009.

Dados do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) mostram que, no ano passado, as obras em ferrovias do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) não tiveram desempenho exemplar. A Norte-Sul tinha R$ 1,018 bilhão disponível, dos quais foram empenhados (comprometidos) R$ 807,9 milhões. A linha Oeste-Leste, que vai cortar a Bahia do interior até Ilhéus, tinha R$ 307 milhões, mas o volume empenhado foi zero.

As ferrovias devem ser uma das prioridades do PAC este ano. No dia 12, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá ir a Pernambuco para dar início às obras do trecho da ferrovia Nova Transnordestina. O trecho da Norte-Sul que liga Anápolis (GO) a Araguaina (TO) deve ficar pronto até 2010. O governo pretende ainda iniciar a construção de outro trecho dessa ferrovia, ligando Anápolis a Estrela d""Oeste (SP) - de onde sai outra estrada de ferro, que leva ao porto de Santos (SP).