Título: Governo belga chega a acordo para vender Fortis
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/03/2009, Economia, p. B6

O Governo da Bélgica e os grupos BNP Paribas e Fortis fecharam um novo acordo para a entrada do banco francês na companhia bancária e de seguros belga. O negócio havia sido preparado em outubro passado para resgatar o Fortis, especialmente afetado pela crise financeira internacional. "O acordo é benéfico para os poupadores, os acionistas, os trabalhadores e o Estado", disse o primeiro-ministro belga, Herman Van Rompuy, em coletiva de imprensa.

O acordo foi conseguido após um dia de longas negociações, que fechou quase um mês de contatos depois que os acionistas do Fortis rejeitaram, em 11 de fevereiro, a divisão e venda da maior parte da entidade.

O novo pacto estabelece que o Estado belga passará ao BNP 75% da divisão das atividades bancárias do Fortis na Bélgica (Fortis Bank) e se manterá com os 25% restantes. A repartição se parece com a rejeitada pelos acionistas em fevereiro, mas as partes envolvidas acreditam que poderá ser aceita devido às mudanças em outros temas.

Uma das novidades é que o Fortis Bank assumirá 25% da divisão Fortis Seguros Bélgica, o que segundo a nota "permitirá a criação de um grupo industrial forte no setor de bancos e seguros." Por outra parte, o Fortis Holding terá uma menor exposição máxima no SPV, estrutura financeira criada para alojar os ativos tóxicos do Fortis, cujo valor total estima-se que beire 19 bilhões.