Título: CPI convoca Protógenes e Paulo Lacerda
Autor: Werneck, Felipe; Tosta, Wilson
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/03/2009, Nacional, p. A4
Prorrogada, comissão busca dados sobre suposta espionagem de autoridades
Ana Paula Scinocca
Prorrogada pela quinta vez na véspera, a CPI dos Grampos começou ontem novo capítulo de atividades convocando para prestar depoimento o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz e o ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Paulo Lacerda.
Também foram convocados agentes de inteligência, entre os quais Lúcio Fábio Godoy de Sá e Jerônimo Jorge da Silva Araújo, que confirmaram a participação da Abin na Operação Satiagraha, cujo principal alvo era o banqueiro Daniel Dantas.
Depois de quase 15 meses de existência, a CPI também aprovou ontem convite ao ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, supostamente vítima de operação ilegal feita por Protógenes, segundo a revista Veja.
Quem também será convidado a comparecer na CPI é o juiz Ali Mazloum, da 7ª Vara Criminal Federal, além do delegado da PF Amaro Vieira Ferreira.
Suposta vítima de arapongagem, assim como Dirceu, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) será outro político a receber convite para explicar as denúncias que fez no mês passado. O peemedebista acusou integrantes de seu partido de corrupção e disse, posteriormente, estar sendo vítima de espionagem.
Ainda ontem, a CPI decidiu divulgar sete volumes sobre o inquérito que apura o vazamento da Operação Satiagraha.
O material foi encaminhado à comissão na última quinta-feira pelo juiz Ali Mazloum e estava trancado dentro do cofre da CPI desde então. No início da semana, o magistrado quebrou o sigilo do inquérito em São Paulo.