Título: Um verão fora de época para uma velha andorinha
Autor: Nossa, Leonencio
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/04/2009, Nacional, p. A6

Após renunciar para evitar cassação, Roriz volta à cena

Leonencio Nossa, BRASÍLIA

Menos de dois anos depois de renunciar ao mandato de senador para evitar a cassação, Joaquim Roriz, 72 anos, retornou ontem à cena política da capital com a inauguração de um comitê de campanha disfarçado de escritório político. Com o slogan "As Andorinhas Voltaram e Roriz Voltou", ele ensaia disputar um quinto mandato de governador do Distrito Federal. O evento, visto como uma estratégia de "pai Roriz", como foi chamado pelo público, de marcar posição no jogo eleitoral de 2010, contou com a presença de antigos parceiros de governo e de escândalos políticos e de cerca de mil simpatizantes fanáticos.

Num discurso entrecortado por choros, o pragmático Roriz elogiou o presidente Lula, o senador José Sarney (PMDB-AP) e o atual governador José Roberto Arruda (DEM) e citou o criador de personagens como Pateta e o rato Mickey. "Nós podemos tornar nosso sonho realidade, como disse o Walt Disney", afirmou, sob aplausos dos simpatizantes que usavam fita azul na cabeça - cor que nos anos 1990 era símbolo de apoio a Roriz e de repúdio ao vermelho do PT.

Ele lembrou ter deixado o governo de Brasília em abril de 2006 para concorrer ao Senado. "Imaginem um homem público que só pensa em fazer o bem ficar três anos sem abraçar o povo", disse. "Três anos de solidão e angústia no coração", completou. "Quantas noites mal dormidas", chegou a gritar. Depois, vieram os elogios a Lula. "Reconheço a humildade e o trabalho do presidente Lula", disse.

Roriz fez questão de agradecer a Sarney, que, na época em que era presidente, foi quem o nomeou pela primeira vez para governar a capital. "A política é a minha vida."

A plateia vaiou antigos parceiros de Roriz que se afastaram para apoiar Arruda, entre eles o senador Gim Argello (PTB-DF), o empresário Pedro Passos e a deputada distrital Eurides Brito.

Roriz se antecipou a denúncias de campanha fora do prazo e reclamou que os adversários estavam no evento para gravar seu pronunciamento. "Estão gravando minhas palavras para servir a mais um das centenas de processo que respondo", disse. "Não estou aqui para fazer campanha, estou aqui para dizer que estou vivo."