Título: Novo campo da Petrobrás tem 165 milhões de barris
Autor: Kattah, Eduardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/04/2009, Economia, p. B6

A Petrobrás confirmou ontem a descoberta de um novo campo de petróleo leve e gás acima da camada de sal no sul da Bacia de Santos, batizado de Piracucá, com cerca 165 milhões de barris de óleo equivalente (somado ao gás). O projeto confirma a aposta da estatal na região, que ainda não tem grandes projetos produtores e é considerada uma nova fronteira do petróleo no País.

A Petrobrás é operadora do consórcio, que tem ainda participação da espanhola Repsol, com fatia de 37%. A descoberta foi comunicada à Agência Nacional do Petróleo (ANP) no dia 26 de janeiro. Ontem, porém, o consórcio apresentou à agência a declaração de comercialidade do campo, etapa na qual se compromete a realizar os investimentos necessários para iniciar a produção de petróleo e gás.

Em comunicado ao mercado, a Petrobrás informou apenas que o projeto fica a 200 quilômetros da cidade de Santos e o reservatório tem 550 milhões de barris - dos quais, em geral 30% são recuperáveis, confirmando reservas em torno de 165 milhões de barris. O campo fica entre as regiões produtoras de Merluza, no centro da bacia, e de Coral/Estrela-do-Mar, no extremo sul.

"As vantagens (do projeto) são que o campo fica em águas relativamente rasas e perto do continente. Mas os reservatórios ali costumam ser profundos, o que encarece o trabalho de perfuração", comentou o geólogo Giuseppe Bacoccoli, professor da UFRJ e ex-Petrobrás.