Título: Inglês usa Lula para dizer que problema é global
Autor: Sant?Anna, Lourival
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/04/2009, Economia, p. B3

Durante a entrevista coletiva, o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, citou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao responder sobre os culpados pela crise econômica mundial. "Estive no Brasil na semana passada e acho que o presidente Lula me perdoará por dizer isso", começou Brown. "Ele me disse: ?Quando eu era líder do sindicato, eu culpava o governo. Quando me tornei líder da oposição, eu culpava o governo. Quando me tornei governo, passei a culpar a Europa e a América?."

Brown continuou, falando de Lula: "Ele reconhece, como nós, que é um problema global. Um problema global que requer uma solução global". A citação é interessante, porque tem sentido oposto à declaração de Lula em entrevista coletiva com Brown depois da reunião na semana passada: "É uma crise causada, fomentada, por comportamentos irracionais de gente branca e de olhos azuis". E talvez ajude a explicá-la.

"A velocidade e o escopo das mudanças nas finanças globais atropelaram os sistemas de regulação nacional", disse Brown. Respondendo à mesma pergunta, o presidente americano, Barack Obama, procurou mostrar que o problema não foi causado só pelo seu país. "Estou menos interessado em apontar culpados do que em resolver o problema."