Título: São Paulo puxa e influencia taxas de outras regiões
Autor: Saraiva, Alessandra
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/04/2009, Economia, p. B4

O Estado de São Paulo foi o destaque absoluto na queda do emprego industrial entre as 14 regiões pesquisadas pelo IBGE. A queda de 3,6% no emprego industrial paulista em fevereiro, ante igual mês de 2008, não foi a taxa mais expressiva. Em outras regiões, como Minas Gerais (-5,5%) e região Norte/Centro-Oeste (-6,7%) os recuos foram mais intensos. Mas São Paulo é o mercado que concentra mais de um terço dos trabalhadores industriais, com participação de 36,3% do total do emprego industrial no País. "É um peso muito importante, tem muita influência", explica a economista da Coordenação de Indústria do IBGE Denise Cordovil.

Para o consultor do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) Rogério Cesar de Souza, este recuo é muito preocupante. "São Paulo conta com uma indústria diversificada e é o maior parque industrial do País", lembrou. Na análise do economista, assim como ocorre com os resultados de produção industrial, o desempenho paulista influencia para cima ou para baixo o cenário total de emprego.

Souza argumenta que qualquer tipo de recuperação no emprego tem de partir de São Paulo. "Por enquanto, o recuo no emprego industrial apresenta-se bem generalizado. E a recuperação, se vier, será em patamar lento", observou. Na comparação com fevereiro do ano passado, houve recuo no emprego industrial em 13 dos 18 segmentos pesquisados em São Paulo.