Título: CVM: Ainda não há o que analisar
Autor: Vallone, Giuliana; Justus, Paulo
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/04/2009, Economia, p. B6

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) não vai analisar, por enquanto se há ingerência indevida do governo no BB. Por e-mail, a autarquia informou que só poderá avaliar o caso "quando formalmente adotado" o contrato de gestão entre o governo e a companhia.

A CVM observou ainda que a Lei 6.404, de 1976, diz em seu artigo 238 que em companhias de economia mista, ou seja, com participação estatal, como é o BB, o acionista controlador, que é o governo, ""poderá orientar as atividades da companhia de modo a atender ao interesse público que justificou sua criação".

Sobre o fato de um jornal ter sido informado e noticiado sobre a mudança de presidente da instituição financeira antes da informação oficial da troca, a Comissão escreveu que "continuará analisando".

"A CVM sempre acompanha e analisa as informações e notícias relativas às companhias abertas e adota as medidas devidas quando necessário. No caso específico, a companhia divulgou comunicado ao mercado sobre o assunto. Não obstante esse fato, a CVM continuará analisando o caso para verificar se todas as condutas exigidas na legislação foram cumpridas", diz o texto. O comunicado a mercado mencionado foi divulgado pelo Banco do Brasil na quarta-feira, após a publicação da informação em ?O Globo?.