Título: Petrobras confirma nova jazida no pré-sal
Autor: Monteiro, Tânia
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/04/2009, Economia, p. B1

A Petrobrás confirmou ontem uma nova jazida de óleo leve abaixo da camada de sal na Bacia de Santos. Nomeada informalmente como Iguaçu, a nova descoberta ocorreu no bloco BM-S-9, o mesmo onde já haviam sido identificadas reservas potenciais de Carioca e Guará. Em nenhuma delas, no entanto, houve a identificação do volume de óleo encontrado.

Rumores no mercado indicam que essas reservas podem ser maiores do que as áreas de Tupi e de Iara - únicas no pré-sal com volume revelado -, que somam 12 bilhões de barris.

O bloco BM-S-9 também foi alvo de polêmica no ano passado, quando o diretor da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, disse à imprensa que apenas a área de Carioca possuiria em torno de 33 bilhões de barris. Depois de causar rebuliço na bolsa com a informação, Lima voltou atrás e disse que se baseava em estimativa de analistas de mercado, que apontavam esse volume potencial para toda a região do chamado polo de Tupi.

No BM-S-9, a Petrobrás tem como parceiros a britânica BG Group (30%) e a espanhola Repsol (25%). Além de Iguaçu, Carioca e Guará, o bloco ainda possui os prospectos (áreas com potencial de descobertas) de Complex, Tupã, Abaré e Abaré Oeste, que ainda não tiveram poços perfurados. Segundo a estatal, o poço em que foi constatada a descoberta está localizado a cerca de 340 quilômetros da costa do Estado de São Paulo.