Título: 742 a menos nas estatísticas do desemprego
Autor: Sobral, Isabel
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/04/2009, Economia, p. B6

Fiat anuncia contratações em Minas

Ivana Moreira

O operário Cláudio Eustáquio Teixeira, de 43 anos, se preparava para engordar as estatísticas de desemprego do País - cumpria aviso prévio numa indústria de autopeças -, quando foi chamado pela Fiat para trabalhar no setor de suspensão da fábrica de Betim. Ele é um dos 548 novos funcionários.

Animado com os números do primeiro trimestre, o melhor da história da indústria automobilística do Brasil, o Grupo Fiat anunciou ontem a abertura de 742 novas vagas neste mês. Esse número inclui as contratações de outras duas empresas do grupo - a fábrica de motores FTP Powertrain (153) e a prestadora de serviços de automação industrial Comau (41). Somadas as contratações de março, o número de vagas abertas pelo Grupo Fiat chega a 1.019.

"Foi uma vitória e tanto", desabafa Cláudio Teixeira, feliz da vida com o emprego novo. Pai de três filhas, com idades entre 9 e 18 anos, o mineiro andava preocupado com as notícias de demissão no setor e com poucas esperanças de encontrar colocação na área onde já atua há vários anos.

Para o superintendente do Grupo Fiat na América Latina, Cledorvino Belini, o anúncio de contratações é a melhor prova do acerto da redução do IPI para a indústria automobilística. A média diária de emplacamentos de carro no País, que chegou a 8.320 em novembro, já pulou para 11.866 em março. O total de vendas de automóveis no primeiro trimestre foi 4% maior que o do mesmo período de 2008.

Os números parciais de abril indicam que as vendas continuarão aquecidas. Na primeira quinzena de abril, período tradicionalmente mais fraco que a segunda quinzena do mês, a média diária de emplacamentos foi de 10.782 veículos. "Vamos ter um segundo trimestre melhor que o primeiro", apostou o executivo da Fiat.

Segundo Belini, cada 1% de redução na alíquota do IPI resultou num crescimento de 2% na demanda. Com a retomada das vendas, apesar da redução no IPI, a arrecadação de impostos cresceu. "Ficou comprovado que a redução de impostos aumenta a arrecadação porque você ganha no volume."

Com a ampliação do quadro, a Fiat vai elevar a produção em mais 200 carros por dia, para 2.800.