Título: Coutinho diz que 20 empresas foram ajudadas
Autor: Madueño, Denise
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/04/2009, Economia, p. B7
Algumas poucas empresas entre as que mais sofreram no Brasil com a crise financeira global ainda precisam se reestruturar, e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está trabalhando nisso, afirmou ontem o presidente da instituição, Luciano Coutinho.
Em debate realizado no Fórum Econômico Mundial na América Latina, no Rio de Janeiro, Coutinho disse que 20 companhias tiveram problemas mais sérios e precisaram ser ajudadas. Destas, "uma ou duas" ainda devem passar por um processo de reestruturação.
Coutinho comentou ainda que o processo de desalavancagem do crédito no mundo, que está no centro da crise atual, ainda deve demorar cerca de três anos. Nesse período, o desempenho das principais economias deve continuar fraco, mas no Brasil a expectativa é de que o processo termine "muito mais cedo".
"O mercado de capitais vai ter uma recuperação de atividade muito mais rápida que o crédito porque existem bolsões de liquidez e oportunidades importantes para investimentos e private equity", disse o presidente do BNDES.
Sem citar números, Luciano Coutinho afirmou que as consultas realizadas ao BNDES em março dão sinais de que o pior da crise pode já ter passado.