Título: Agenda ampla leva Lula à Argentina
Autor: Palacios, Ariel
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/04/2009, Economia, p. B7

Presidentes vão discutir acordos para obras de infraestrutura e problemas no comércio entre os dois países

Ariel Palacios

"Quanto mais protecionismo houver, menos chance nós temos de resolver o problema da crise. Quanto mais liberdade no comércio, mais chances nós temos de resolvê-la. Ninguém é obrigado a pensar como o Brasil. O que nós precisamos é um processo de convencimento para que as pessoas entendam que precisam continuar com muita liberdade para o comércio, pois é a chance que nós temos." A afirmação foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao entrar no Hotel Four Seasons na capital argentina ontem à noite, pouco depois de ter desembarcado no país para uma visita de menos de 24 horas. Lula, que vai se reunir hoje com a presidente Cristina Kirchner, afirmou que "é clara a necessidade de estarmos cada vez mais ligados à Argentina". "Esta é uma relação que me dá muita tranquilidade."

Lula desembarcou acompanhado do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que relativizou as previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI) indicando que o Brasil terá uma queda de 1,3% no Produto Interno Bruto (PIB) neste ano. "Nossa próxima revisão será no mês de junho. Não temos de ficar preocupados com cada previsão, pois essas previsões dos organismos internacionais são muito voltadas para a economia mundial e os países de origem da crise."

Segundo Meirelles, "o Brasil deve crescer acima da média mundial". O presidente do BC considerou que "não deve haver excesso de otimismo nem excesso de pessimismo". "Devemos evitar o comportamento ciclotímico."

BILATERAL

Lula discutirá com Cristina uma ampla agenda, que inclui projetos conjuntos de obras de infraestrutura. Entre os principais pontos, estão acordos entre a Embraer e o governo argentino, a cooperação do BNDES com o Banco de la Nación, a construção de pontes, hidrelétricas e ferrovias e projetos nas áreas nuclear, naval e militar. A TV digital (a Argentina ainda não adotou um sistema) também estará na agenda.

O encontro é realizado no marco do Micba - o "Mecanismo de Integração e Cooperação Brasil-Argentina" - que serve para revisar os avanços na integração entre os dois países. Essa será a terceira reunião entre os dois presidentes dentro desse mecanismo de consultas periódicas. Além disso, será a sexta reunião entre Lula e Cristina nos últimos 33 dias (os dois presidentes encontraram-se recentemente na reunião do G-20 em Londres e na cúpula das Américas em Trinidad Tobago, entre outras reuniões).

Segundo fontes diplomáticas, Cristina e Lula vão analisar os problemas no comércio internacional e o protecionismo. Além disso, conversariam sobre a crise, a situação regional e a relação da América Latina com os EUA.

A queda no comércio entre os dois países (em março, as vendas argentinas ao Brasil caíram 10,4%, enquanto as exportações brasileiras à Argentina despencaram 33,5%) também será discutida pelos presidentes, embora o assunto fique principalmente nas mãos dos negociadores de ambos os países.

Os conflitos comerciais - entre eles as barreiras para eletrodomésticos, têxteis, máquinas agrícolas, pneus e autopeças fabricados no Brasil - não serão discutidos em profundidade nesse encontro, cuja prioridade são os interesses comuns, e não as divergências. As pendências comerciais serão debatidas na semana que vem por técnicos dos dois países.

PROGRAMAÇÃO DO DIA

11 horas: O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, reúne-se com sua colega argentina, Cristina Kirchner, na Casa Rosada, o palácio presidencial

13 horas: Está prevista solenidade para a assinatura de uma declaração conjunta.

Na agenda bilateral, estão previstos projetos conjuntos em infraestrutura

13h40: O presidente brasileiro será homenageado com um almoço no Palácio San Martín, a Chancelaria argentina

15h30: É o horário previsto para a partida do presidente Lula de Buenos Aires rumo a Brasília