Título: Não há decisão sobre poupança
Autor: Samarco, Christiane
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/04/2009, Economia, p. B4

FERNANDO NAKAGAWA e EDUARDO KATTAH

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, reafirmou ontem que o governo estuda mudanças nas regras da caderneta de poupança, como já havia sido anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Meirelles, no entanto, disse que ainda não há qualquer decisão sobre o assunto e que a equipe econômica ""continua trabalhando para encontrar a melhor solução"".

Após receber comenda da Ordem do Mérito Militar, Meirelles não quis relacionar os estudos sobre a caderneta de poupança com as decisões de política monetária. Segundo ele, as decisões dos integrantes do Copom serão tomadas de acordo com os dados econômicos disponíveis.

Já a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, reiterou a preocupação do governo em preservar a poupança. Sem detalhar eventuais medidas, Dilma afirmou que não se pode confundir poupança com investimento. ""É essa a preocupação do governo. Nós não temos nenhuma preocupação com rendimentos maiores ou menores da caderneta das pessoas do povo brasileiro. O que nós achamos é que poupança é poupança, investimento é investimento"", afirmou a ministra, que proferiu palestra na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).