Título: Trabalhador com nível superior é o menos afetado
Autor: Farid,Jacqueline
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/04/2009, Economia, p. B3
Os trabalhadores de nível superior foram os menos atingidos pelas demissões na indústria de setembro do ano passado a fevereiro deste ano. Levantamento do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (Cedeplar/UFMG), a pedido do Estado, mostra que, do total de cortes no parque industrial neste período (342.883), apenas 5% (1.666) tinham curso superior.
Na avaliação do responsável pelo levantamento, Mauro Borges Lemos, a manutenção do conhecimento nas empresas e a expectativa de que a crise comece a ser superada no segundo semestre explicariam esse movimento. "A indústria sabe que custa muito caro formar um profissional", diz Lemos. Os empregos para indivíduos com nível universitário correspondem a 6,2% do total de cargos disponíveis em todo o setor.
O estudo tomou como base dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. A situação foi ainda mais confortável para os profissionais dos nove principais centros industriais do País, que empregam 50% de toda a mão de obra de nível superior da indústria nacional.
No período de setembro de 2008 a fevereiro deste ano, houve saldo positivo de 60 contratações. Nessas regiões, trabalhadores com nível superior são 10,4% do total empregado no setor.