Título: Petrobras atinge novo recorde de produção
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/04/2009, Economia, p. B6
Estatal produziu a média de 1,992 milhão de barris por dia no Brasil em março, volume 2,7% superior ao de fevereiro; produção fora do País cai A Petrobrás bateu novo recorde de produção de petróleo em março, atingindo a média de 1,992 milhão de barris por dia no Brasil. O volume é 2,7% superior ao de fevereiro, o que representa um crescimento de 52 mil barris por dia, e 10,6% maior que o de março de 2007. Segundo a empresa, o recorde foi proporcionado pela entrada de novos poços em operação nas plataformas Cidade de Niterói e P-53, no Campo de Marlim Leste, e P-54, em Roncador, ambos na Bacia de Campos.
Somando o gás natural, a estatal produziu no Brasil uma média de 2,315 milhões de barris de óleo equivalente por dia. Houve crescimento expressivo na produção interna de gás, que atingiu 51,4 milhões de barris por dia, volume 5,2% superior ao registrado em fevereiro. Segundo a empresa, a maior produção é fruto de flutuações do mercado, o que pode indicar alguma recuperação no consumo do combustível.
Para a analista Camila Saito, da Tendências Consultoria Integrada, o desempenho da estatal nos três primeiros meses do ano indica que a média de produção estipulada para 2009, de 2,05 milhões de barris de petróleo por dia, será atingida. "Para este ano, nossa expectativa é de que a produção nacional se situe entre 2,06 milhões e 2,10 milhões de barris por dia", diz a especialista.
"Além da Petrobrás, a Shell e a Chevron deverão contribuir para a evolução da produção nacional no segundo semestre", completa Camila. As duas são parceiras da estatal em dois projetos que começam a produzir este ano: Parque das Conchas, com capacidade para 100 mil barris por dia, e Frade, que deve produzir até 85 mil barris por dia.
Atualmente, a produção privada de petróleo no Brasil gira em torno dos 60 mil barris por dia, extraídos principalmente dos Campos de Bijupirá-Salema, que tem participação da Shell, e Polvo, operado pela americana Devon. Há também pequena produção por empresas privadas em campos terrestres, principalmente na região Nordeste.
EXTERIOR
As atividades internacionais da Petrobrás não repetiram o bom desempenho no Brasil. A produção de petróleo em outros países caiu 1,25%, na comparação com o mês anterior, para 126,2 mil barris por dia. A produção de gás diminuiu 2,83%, para 16,378 milhões de metros cúbicos por dia. A estatal não explicou a razão da queda.
Juntando suas atividades brasileiras e internacionais, a Petrobrás produziu uma média de 2,537 milhões de barris de óleo equivalente (somado ao gás) em maio.