Título: Barbosa evita comentar confronto com Mendes
Autor: Gallucci, Mariângela
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/04/2009, Nacional, p. A9

Em seu primeiro compromisso oficial em Brasília depois do bate-boca com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, o ministro do STF Joaquim Barbosa não comentou o incidente e limitou-se a falar sobre improbidade administrativa e seus reflexos nas eleições em um debate sobre o tema na Justiça Federal.

A única menção indireta à discussão entre Barbosa e Mendes foi feita pelo procurador da República Hélio Telho. Ele disse que foi incumbido de ser o porta-voz da solidariedade dos procuradores da República em Goiás pelo fato de Barbosa "dizer aquilo que precisava ser dito".

Na saída do debate, Barbosa evitou falar com jornalistas. Hoje ele tem programado um tratamento médico em São Paulo. A expectativa é de que ele volte a Brasília amanhã, a tempo de participar da sessão na qual o Supremo deverá concluir o julgamento de uma ação que questiona a Lei de Imprensa.

Barbosa e Mendes discutiram asperamente na semana passada na sessão plenária de quarta-feira. Os problemas começaram quando o tribunal analisava recursos em que era discutido se decisões sobre benefícios da Previdência do Paraná e foro privilegiado tinham ou não efeito retroativo. As decisões foram tomadas em sessões nas quais Barbosa não estava. Ele disse que Mendes deveria expor suas teses "em pratos limpos". O presidente do Supremo respondeu que não sonegava informações e pediu respeito.

Mas o clima esquentou de fato quando Mendes disse que Barbosa não tinha "condições de dar lição a ninguém". Barbosa respondeu: "Vossa Excelência está destruindo a Justiça deste País e vem agora dar lição de moral em mim? Saia à rua, ministro Gilmar. Saia à rua, faz o que eu faço."

Em seguida, Mendes afirmou que estava na rua. Barbosa acrescentou: "Vossa Excelência não está na rua não. Vossa Excelência está na mídia, destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro."