Título: Protógenes volta ao palanque
Autor: Silva, Cleide
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/05/2009, Economia, p. B3

Delegado, porém, nega candidatura

Cleide Silva, SÃO PAULO

Embora tenha declarado não ser "candidato a nada", o delegado afastado da Polícia Federal, Protógenes Queiroz, foi um dos poucos a manter-se no pequeno palco montado para oradores no evento da Força Sindical durante os 45 minutos dedicados ao ato político. No espaço, com capacidade para oito pessoas, os convidados a discursarem se revezavam, mas Protógenes não arredou pé e lá,.

O responsável pela Satiagraha, afastado por supostos abusos na operação, manteve-se o tempo todo ao lado do responsável pela festa, o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho e do apresentador dos oradores.

Ele disse ter comparecido à festa porque recebeu "um generoso" convite dos organizadores. "Tenho de comparecer onde o povo está pois faço parte dessa grande massa sofrida que não compactua com o que está errado", justificou.

Já a ministra Dilma Rousseff, também convidada, estava no Rio acompanhando o presidente Lula mas enviou uma carta, lida pelo secretário-geral da Força, João Carlos Gonçalves. O texto citou o futuro promissor do pré-sal e as históricas comemorações do 1º de Maio no ABC, comandadas pelo então sindicalista Lula. Ao final, a plateia não manifestou reação.