Título: Ponto coibirá servidores fantasmas, diz deputado
Autor: Macedo, Fausto
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/05/2009, Nacional, p. A7

O vice-presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), integrante da comissão responsável por propor a reforma administrativa da Casa, disse ontem que o ponto eletrônico ajudará a coibir funcionários fantasmas que trabalham em Brasília.

Atualmente, servidores assinam ponto nos gabinetes, mas não precisam comprovar presença diariamente. Podem assinar uma vez por semana ou até por mês. Ontem, o jornal Folha de S. Paulo revelou que o piloto do avião particular do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, é funcionário da Câmara, lotado no gabinete do deputado Mão Branca (PV-BA).

"Se o piloto trabalha só para o ministro e está lotado no gabinete do deputado, há um problema, sim. O deputado Mão Branca é responsável pelo controle do trabalho e da frequência dos funcionários", disse Marco Maia.

Mão Branca argumentou que o piloto, Francisco Meireles, faz serviços diversos e atua na Bahia. Geddel, por sua vez, afirmou que Meireles trabalha como free-lancer e que é chamado para pilotar seu avião, um Seneca, quando não está a serviço da Câmara.