Título: Mantega: questão contábil não passa por conselho
Autor: Samarco, Christiane; Lopes, Eugênia
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/05/2009, Economia, p. B6

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ontem, que a direção da Petrobras fez uma opção contábil que não precisa passar pelo conselho de administração da companhia.

"É uma opção que pode ser feita por regime de caixa ou de competência. Que pode mudar de um ano para outro. É uma decisão administrativa de menor monta que não é levada ao conselho da administração que trata de outros temas como o planejamento estratégico e planos de investimentos."

O ministro respondeu às críticas de que por fazer parte do conselho da Petrobras, sabia da manobra contábil que levou a estatal a pagar menos R$ 4 bilhões de impostos à Receita Federal.

Mantega destacou ainda que a Receita Federal investiga milhares de empresas "sobre se a contabilidade está sendo bem aplicada e se houve créditos fiscais bem absorvidos". O ministro destacou que não sabe se a Receita está investigando a companhia. ""Todas as empresas brasileiras são fiscalizadas. A Petrobras não é nenhuma exceção a isso. No entanto, nem sei se a Petrobras está sendo fiscalizada. Eu nunca mandei a Receita Federal fiscalizar A ou B."