Título: Dnit também será alvo de comissão no Senado
Autor: Lopes, Eugênia
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/05/2009, Nacional, p. A6
Não bastasse a CPI da Petrobrás, o governo terá de preparar uma nova ofensiva contra a oposição para dominar a Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar denúncias contra o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit).
O requerimento de criação da CPI, apoiado por 30 senadores, três além dos 27 necessários, foi entregue ontem à Secretaria-Geral do Senado. O autor da proposta, senador Mário Couto (PSDB-PA), prevê que a instalação dos trabalhos se dará na primeira quinzena de junho, logo após a leitura do requerimento no plenário, na semana que vem.
A comissão se encarregará de "apurar as causas, condições e responsabilidades relacionadas aos graves problemas verificados na contratação de serviços, obras, processos licitatórios e convênios, dentre outras irregularidades praticadas pelo Dnit e evidenciados nos relatórios e demais atos fiscalizadores do Tribunal de Contas da União".
Couto acredita que o empenho do governo para controlar a comissão repetirá o que foi feito com relação à CPI da Petrobrás. "Eles vão brigar pela relatoria e pela presidência porque têm medo da investigação", afirmou, apontando o suposto desvio de recursos utilizados pelo governo na chamada Operação Tapa-Buraco como uma das "caixas pretas" do Dnit.