Título: Funes assume presidência de El Salvador
Autor: Monteiro ,Tânia ; Reuters
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/06/2009, Internacional, p. A10

Primeiro líder de esquerda a comandar o país reata relações com Cuba e diz que Lula é modelo

Tânia Monteiro e Reuters

O jornalista Mauricio Funes foi empossado ontem presidente de El Salvador, encerrando a hegemonia de 20 anos da direita no governo do país e prometendo que sua administração será orientada pela "sensatez".

"Assumo a presidência ampliando o pedido de união nacional que fiz durante a campanha", disse Funes. "O povo de El Salvador percorreu um longo caminho até este dia e chegou o momento de seguirmos juntos em uma nova estrada na democracia." Durante a cerimônia - da qual participaram o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton -, Funes anunciou o lançamento de um "plano global anticrise" amparado em um conjunto de medidas sociais.

O novo presidente também nomeou a mulher, a brasileira Vanda Pignato, como secretária de Inclusão Social. Militante do PT desde os anos 80, a primeira-dama ajudou a fundar a Secretaria de Relações Internacionais do PT.

Uma das primeiras medidas de Funes no comando do país foi anunciar a retomada das relações de El Salvador com Cuba. Com isso, os EUA tornaram-se o único país da região que ainda não mantém relações diplomáticas com a ilha.

RELAÇÃO DE AMIZADE

Além de Lula - considerado por Funes um "modelo de político" -, compareceram à cerimônia dezenas de presidentes, como o mexicano Felipe Calderón e o colombiano Alvaro Uribe. Os presidentes da Bolívia, Evo Morales, e da Venezuela, Hugo Chávez, cancelaram na última hora a presença no evento. Diante das críticas de seus opositores por uma suposta aproximação ao "socialismo do século 21", defendido por Chávez, Funes reiterou que seu modelo de governo é mais próximo ao do brasileiro.

Lula foi muito aplaudido ao entrar no salão onde foi realizada a solenidade de posse de Funes, repleta de petistas, como o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) e a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy.

Em seu discurso, Funes elogiou Lula várias vezes. O presidente dos EUA, Barack Obama, também foi lembrado pelo novo presidente e, assim como Lula, foi tratado como um exemplo a ser seguido.

Um forte esquema de segurança foi montado nas ruas de San Salvador para a posse do primeiro presidente socialista do país. Funes quer trazer para seu país projetos sociais já adotados no Brasil, como o Bolsa Família.

Fez questão, em entrevistas e no discurso, de destacar a marca social que, à semelhança do Brasil, quer imprimir em seu governo.

Funes anunciou que vai lançar o programa Rede Solidária Contra a Pobreza Urbana. El Salvador tem 6,5 milhões de habitantes - outros 3 milhões moram fora do país, a maior parte deles nos EUA, de onde remetem divisas que ajudam a economia do país.