Título: Congressistas repudiam medida
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/06/2009, Internacional, p. A12

AFP

Sete congressistas americanos apresentaram ontem um projeto de lei para suspender os recursos repassados pelos EUA à OEA se Cuba voltar para a entidade. Os EUA são responsáveis por 60% do financiamento da organização. A proposta dos congressistas foi feita logo após o chanceler equatoriano, Fander Falconi, anunciar a anulação da resolução que suspendeu a ilha da OEA, há 47 anos.

Em um comunicado, o grupo de congressistas - formado principalmente por republicanos de origem cubana - qualificou como "insensato, irresponsável e antidemocrático" o simples fato de os membros da OEA discutirem a readmissão de Cuba. "(Aceitar Cuba na OEA) seria uma violação da Carta Democrática Interamericana, que exige que os membros do organismo promovam e defendam a democracia", diz o texto.

A Casa Branca convocou entrevistas coletivas às pressas em Honduras e em Washington para explicar o conteúdo exato da resolução aprovada ontem. Falconi tinha dito que ela não impunha condições à volta de Cuba à OEA. Thomas Shannon, representante americano em Honduras explicou que a ilha ainda deve passar por um processo e adequar-se às cláusulas democráticas.