Título: Servidores mantêm greve no INSS
Autor: Velluto,Luciele
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/06/2009, Economia, p. B3

Paralisação afeta postos de atendimento em todo o País

Luciele Velluto JORNAL DA TARDE

Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiram ontem, em assembleia, manter a greve da categoria por tempo indeterminado. A paralisação completará uma semana na segunda-feira e o movimento afeta postos de atendimento em todo o País. Após a votação, os funcionários de São Paulo fizeram uma manifestação no centro da Capital e levaram à gerência do INSS um documento com as reivindicações da categoria. A principal cláusula é pela manutenção das 30 horas semanais de trabalho, sem redução de salário, pois o governo quer ampliar o expediente para 40 horas com a mesma remuneração. Os funcionários pedem a abertura das negociações.

De acordo com a Previdência, uma comissão de greve foi recebida pelo órgão e o documento será encaminhado a Brasília para ser analisado. ATENDIMENTO Dos 48 postos da Capital e Grande São Paulo, a Previdência Social informou que, até ontem, 13 agências mantinham atendimento parcial, uma a menos do que no dia anterior. No entanto, a adesão ao movimento cresceu no interior do Estado, passando de 12 para 14 unidades com atendimento reduzido nos 132 endereços do órgão. Para o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Estado de São Paulo (Sinsprev), são 31 agências afetadas pela greve e 30 no interior de São Paulo.

No balanço nacional realizado até a metade do dia de ontem, a Previdência afirma que 95% das 1.110 unidades no País operaram normalmente. Enquanto durar a greve, a recomendação para quem tem atendimento marcado em um posto do INSS é comparecer ao local na data e hora agendadas. Se não houver atendimento, a remarcação deve ser feita na mesma unidade. O prazo médio para a nova data é de dez dias após o reagendamento e a prioridade é para as perícias médicas. O telefone 135 da Previdência só deve ser usado para agendamentos ou cancelamento, e não para remarcação.