Título: Petrobras na Argentina eleva geração de energia
Autor: Pamplona,Nicola
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/06/2009, Economia, p. B17

Marina Guimarães

Correspondente Buenos Aires

Com investimento de US$ 80 milhões, a Petrobrás Energia, subsidiária da Petrobras na Argentina, vai inaugurar hoje uma nova unidade de geradora de eletricidade na Central Termoelétrica Genelba, localizada no município de Marcos Paz, Província de Buenos Aires.

A unidade está composta por uma turbina a gás a ciclo aberto com uma potência de 165 megawatts (MW). A inauguração da nova unidade contará com a presença da presidente argentina, Cristina Kirchner, e demais autoridades da companhia e do governo.

Com o início das operações da nova unidade, a capacidade geradora da Petrobras no país aumentará para 1.104 MW. Essa nova unidade será ligada ao Sistema Argentino de Interconexão por meio das linhas existentes de 500 kV coma estação transformadora Ezeiza, centro de referência do Mercado Elétrico Atacadista (MEM, na sigla em espanhol).

Segundo a direção da subsidiária da estatal brasileira, a nova unidade vai permitir à companhia "gerar um aumento da oferta de energia elétrica, colaborar com a melhora da qualidade de abastecimento energético e contribuir para a estabilidade do sistema elétrico do país e, assim, garantir a entrega da potência comprometida com seus clientes", informou a empresa, ontem, por meio da Assessoria de Imprensa.

A Central Termoelétrica Genelba, de ciclo combinado de 660 MW, começou a operar comercialmente a partir de 1999, com um investimento de US$ 300 milhões.