Título: Serra e Aécio reagem e dizem que Mantega errou
Autor: Fernandes, Adriana
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/07/2009, Economia, p. B9

O governador José Serra (SP) rebateu ontem a crítica do ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre o processo de adoção da substituição tributária no Estado. "O ministro está equivocado", disse Serra. Anteontem, Mantega relacionou a substituição tributária ao fato de os preços de eletrodomésticos, que tiveram o IPI reduzido, terem uma queda de preço menor que o esperado. A substituição tributária consiste em cobrar tributos direto da fábrica, e não no varejo, o que faz com que as empresas tenham de antecipar o pagamento dos impostos.

Serra disse que Mantega deve ter se baseado em informações dos empresários para criticar o Estado. "O problema a que o ministro se refere não existe", disse o governador. Serra lembrou que parte da renúncia fiscal que a União propõe cai na conta de Estados e municípios: "Cada vez que a União dá um desconto no IPI, 60% desse desconto é pago por Estados e municípios."

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, também reagiu ao comentário de Mantega. Segundo Aécio, o governo federal não tem do que reclamar e deveria agradecer a Estados e municípios, já que a isenção reduz a transferência de recursos para os entes federados.